Mundo

ONU anuncia acordo para solucionar crise no Iêmen e propor união nacional

Dois acordos anteriores para solucionar a crise anunciados nos últimos dez dias pelas autoridades não foram respeitados

Agência France-Presse
postado em 20/09/2014 17:59
Sana - O emissário da ONU no Iêmen, Jamal Benomar, anunciou na noite deste sábado (20/9) um acordo pelo fim da crise no país, mas sem indicar se envolve uma trégua na capital Sanaa - onde combates são travados entre rebeldes xiitas e combatentes sunitas apoiados pelo Exército.

"Depois de consultas intensas com todas as partes políticas, incluindo os ansaruallah (rebeldes xiitas), um acordo foi concluído para resolver a crise atual no Iêmen (...)", informou Benomar em um comunicado.

Ele acrescentou que preparativos estão em andamento para a assinatura de um acordo que será "um tratado nacional permitindo um avanço do processo pacífico e uma união nacional" no Iêmen.



Benomar lamentou a violência no país e afirmou que "é chegado o momento de todas as partes fazerem prevalecer os interesses da nação sobre as considerações partidárias e construírem um novo Estado que seja fruto de um consenso entre todos os iemenitas".

O representante das Nações Unidas deixou na noite de sexta-feira a cidade de Saada, reduto xiita no norte do Iêmen, onde havia negociado um acordo com o líder rebelde Abdel Malek al-Huthi.

Dois acordos anteriores para solucionar a crise anunciados nos últimos dez dias pelas autoridades não foram respeitados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação