Mundo

Embaixadora dos EUA na ONU diz que país não seria o único a atacar a Síria

Obama e o secretário de Estado John Kerry 'disseram claramente que cada país pode contribuir com este esforço (de destruir o grupo EI). Temos um apoio universal', insistiu Samantha Power

Agência France-Presse
postado em 21/09/2014 13:19
Washington - Os Estados Unidos não serão os únicos a realizar ataques aéreos na Síria, caso tomem uma decisão nesse sentido, afirmou neste domingo (21/9) a embaixadora americana na ONU, Samantha Power, insistindo que há um "apoio universal para destruir" os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

"Não seremos os únicos a realizar ataques aéreos na Síria, se o presidente Barack Obama decidir fazê-lo", disse Power à rede ABC.

"Não realizamos ataques aéreos na Síria e cada país vai anunciar se quer participar no combate ou fornecer equipamentos militares", explicou a embaixadora.

Obama e o secretário de Estado John Kerry "disseram claramente que cada país pode contribuir com este esforço (de destruir o grupo EI). Temos um apoio universal", insistiu.


Kerry sugeriu na semana passada que até o Irã, que apoia Assad, tem um importante papel contra o EI.

"Eu acho que o secretário quis dizer que o Irã deixou claro que também vê o Isil como um inimigo e como uma ameaça", disse Power à CBS.

"E em relação a isso, todas as nossas operações estão orientadas em torno deste objetivo de degradar e destruir o Isil, e estamos aguardando para ouvir por que o Irã acredita que tenha um papel construtivo a desempenhar".

O governo americano usa a denominação Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Isil, na sigla em inglês) para se referir ao autoproclamado Estado Islâmico (EI).

Barack Obama anunciou no sábado que vai aproveitar a Assembleia Geral da ONU, na semana que vem, para fazer um apelo pela formação de uma ampla coalizão internacional contra o EI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação