Mundo

Acordo de paz é assinado no Iêmen na presença do enviado da ONU

O acordo prevê a formação de um novo governo dentro de um mês

Agência France-Presse
postado em 21/09/2014 17:18
[SAIBAMAIS] Sana - Um acordo de paz no Iêmen, mediado pela ONU, foi assinado neste domingo em Sanaa pelo presidente Abd Rabbo Mansur Hadi e por representantes de facções políticas, entre elas os rebeldes xiitas do grupo Ansaruallah, anunciou a agência oficial Saba. "O acordo pela paz e pela cooperação nacional", assinado na presença do enviado da ONU, Jamal Benomar, baseia-se nos resultados da conferência de diálogo nacional, que ao término se seus trabalhos, em janeiro, optou pelo princípio de um Estado federal para o Iêmen, acrescentou a agência.

O acordo prevê a formação de um novo governo dentro de um mês. O presidente Hadi deve nomear um novo primeiro-ministro "nos três dias" seguidos à assinatura do acordo. O novo premiê deve ser "uma personalidade neutra e não partidária", e nomeará conselheiros entre os representantes do Ansaruallah e do Movimento Sulista, que defende a autonomia do Sul, afirmou o emissário da ONU para o Iêmen, Jamal Benomar.



O acordo prevê também uma redução dos preços dos combustíveis. Um aumento recente foi explorado pela rebelião do Ansaruallah para mobilizar seus militantes que estão há mais de um mês dentro de Sanaa.

O documento estipula "o fim imediato das hostilidades" e o desmobilização do Ansaruallah na capital iemenita para que o Estado recupere sua autoridade em todo o território, segundo o emissário da ONU. O acordo foi anunciado ao término de um dia marcado por um forte avanço da rebelião armada na capital, onde importantes instalações foram tomadas, incluindo a sede do governo e o comando geral das Forças Armadas, de acordo com as autoridades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação