Mundo

Nicolás Maduro lança um plano nacional para desarmamento de civis

O presidente aprovou 47,6 milhões de dólares para criar um fundo nacional de desarmamento, a fim de incentivar a entrega de armas

Agência France-Presse
postado em 21/09/2014 19:28
Caracas - O presidente Nicolás Maduro lançou neste domingo um plano nacional de desarmamento que busca incentivar a entrega voluntária de armas de fogo na Venezuela, segundo país mais violento do mundo, segundo a ONU. "Arranca o plano nacional de desarmamento com esta nova etapa, com os recursos aprovados, com a instalação de 60 centros de desarmamento e com a participação do movimento pela paz e vida. Continuemos atrás do sonho, atrás da utopia de uma Venezuela de paz", disse Maduro, após participar de uma caminhada no centro de Caracas pelo dia internacional pela paz.


O presidente aprovou 47,6 milhões de dólares para criar um fundo nacional de desarmamento, a fim de incentivar a entrega de armas. Em junho de 2013, Maduro promulgou a lei para o controle de armas, que pune o porte ilegal com até 20 anos de prisão.


Em 2009, segundo estimativas oficiais, havia na Venezuela mais de 15 milhões de armas, legais e ilegais, para uma população de 30 milhões de habitantes.

O país vive uma onda de violência ligada ao crime comum, enquanto opositores acusam o oficialismo de ter distribuído armas entre os grupos de simpatizantes do chavismo após o golpe de Estado de abril de 2002 contra o presidente Hugo Chávez (1999-2013).

Com um índice de homicídios de 53 para cada 100 mil habitantes, a ONU considera a Venezuela o segundo país mais violento do mundo, depois de Honduras (90,4 para cada 100.000).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação