Mundo

Estados Unidos e Irã conversam sobre ameaça do Estado Islâmico

Em reunião, John Kerry disse que o Irã, visto como inimigo histórico de Washington, tem papel a desempenhar na coalizão internacional que os EUA estão formando para combater os jihadistas do EI

Agência France-Presse
postado em 21/09/2014 21:27
Nova York - O secretário de Estado americano, John Kerry, conversou neste domingo sobre a ameaça da organização Estado Islâmico (EI) com o chanceler iraniano, Mohamad Zarif, em uma reunião pouco comum, disse um funcionário do Departamento de Estado americano.

A dupla conversou por mais de uma hora em um hotel, e abordou temas como os progressos nas negociações sobre o programa nuclear iraniano e "a ameaça representada pelo EI". Em seguida, somaram-se a eles o subsecretário americano Bill Burns e a subsecretária Wendy Sherman, além de funcionários iranianos.

Leia mais notícias em Mundo

Em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta semana, Kerry disse que o Irã, visto como um inimigo histórico de Washington, tem um papel a desempenhar na coalizão internacional que os Estados Unidos estão formando para combater os jihadistas do EI, que tomaram o controle de áreas do Iraque e da Síria.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse esta semana que o governo rejeitou um pedido dos Estados Unidos para se unir à coalizão.

Irã e Estados Unidos não têm relações diplomáticas oficiais há mais de 30 anos, e funcionários americanos não confirmaram a oferta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação