Mundo

Atitude da Turquia ante jihadistas provoca suspeitas na fronteira com Síria

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) renovou nesta segunda-feira (22/9) o apelo aos curdos da Turquia para que lutem contra o Estado Islâmico

Agência France-Presse
postado em 22/09/2014 11:05
A Turquia acolheu em seu território dezenas de milhares de refugiados curdos da Síria, mas, apesar disso, é acusada de manter relações ambíguas com os jihadistas do Estado Islâmico (EI), cuja ofensiva provocou este êxodo maciço. Há três dias, Ibrahim Binici passa a maior parte de seu tempo no posto fronteiriço turco-sírio de Mursitpinar.

Rodeado por cercas de arame farpado, este deputado do Partido Democrático Popular (HDP) pró-curdo tenta facilitar a passagem de seus "irmãos" que fogem dos combates na cidade síria de Ain al-Arab, localizada a uma curta distância.

Binici está revoltado com o governo islamita e conservador turco. "Quando os loucos do Daesh (o grupo Estado Islâmico) saíram de Mossul (no Iraque) para atacar Ain al-Arab (Koban em curdo), teriam bastado dois aviões para impedi-los, mas nada foi feito", se queixa.

"As autoridades turcas são em parte responsáveis por esta situação. Protegem Daesh, que é uma organização terrorista", prossegue Binici. "Hoje impedem os jovens curdos de retornar à Síria para defender seu território", explica.

Segundo o deputado, muitos jovens curdos entraram na Turquia para acompanhar suas famílias e deixá-las a salvo, e depois tentaram retornar à Síria para prosseguir com seu combate contra o EI.

[SAIBAMAIS]O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) renovou nesta segunda-feira seu apelo aos curdos da Turquia para que lutem contra o EI.

Mas as forças de segurança turca se opõem ao retorno dos refugiados à Síria. "Razões de segurança", alegam os oficiais do posto fronteiriço.

No domingo, ocorreram nesta fronteira violentos confrontos entre a polícia turca e militantes curdos procedentes do sudeste da Turquia. Estes militantes consideram que o governo turco, no poder desde 2002, tem um comporamento duplo.

Nesta segunda-feira voltaram a ocorrer mais confrontos entre a polícia e jovens curdos, perto da pequena localidade turca de Suruç, localizada próxima à fronteira.

Apoio aos loucos de "Daesh"

"O poder não quer que defendamos nosso território", acusa o jovem curdo Mehmed Eminakma, proveniente de Cizre, no sudeste turco. "Apoia os loucos do Daesh, e não as populações sírias", afirma.

Na mesma linha, 10.000 pessoas se manifestaram no domingo em Istambul, carregando cartazes nos quais se lia: "Estado Islâmico assassino, AKP (o partido político no poder na Turquia) cúmplice".

Os curdos são um povo indoeuropeu que habita a zona do Curdistão, que envolve regiões de Turquia, Síria, Iraque e Irã.

Sob a ameaça dos jihadistas do EI, Feyad Bekir teve que deixar seu povoado em Kule, na Síria, para se refugiar na Turquia. Ele também critica o governo do país que o acolhe.


"Os turcos dizem que não podem fazer nada devido aos seus reféns, mas agora que estão livres que venham nos ajudar, mas não, seguem apoiando-os às escondidas", afirma.

A Turquia obteve no sábado a libertação de 46 de seus cidadãos, reféns do EI desde a tomada do consulado geral do Iraque em Mossul, em junho, quando os jihadistas iniciaram sua ofensiva no Iraque.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, explicou que esta libertação foi alcançada graças a negociações diplomáticas e políticas, reforçando, assim, a ideia de um acordo com os sequestradores, embora não tenha fornecido detalhes sobre a negociação.

Embora negue com firmeza, Erdogan é acusado de ter apoiado, inclusive armando-os, os grupos rebeldes sírios mais radicais - entre eles o EI - para acelerar a queda do regime de Bashar al-Assad.

Ismail Emer Ziravek, que deixou a Síria há dois dias, tem sua própria explicação sobre a atitude ambígua do governo turco. "Seu medo é que haja em seu território um Curdistão, como já ocorre no Iraque (o Curdistão iraquiano é autônomo). Estão dispostos a tudo para evitar isso, inclusive apoiar o Daesh", afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação