Mundo

Maior mina de cobre do mundo entra em greve por um dia no Chile

Quase dois mil trabalhadores não compareceram ao trabalho nesta segunda-feira alegando que a empresa não cumpri os acordos com o sindicato sobre carga horária e segurança no trabalho

Agência France-Presse
postado em 22/09/2014 11:52
Quase dois mil trabalhadores não compareceram ao trabalho nesta segunda-feira alegando que a empresa não cumpri os acordos com o sindicato sobre carga horária e segurança no trabalho
Funcionários da mina Escondida, a maior jazida privada de cobre do mundo, que fica na região norte do Chile e é operada pela empresa australiana BHP Billiton, iniciaram nesta segunda-feira (22/9) uma greve de 24 horas por melhores condições de trabalho.

"É uma paralisação de advertência de 24 horas convocada pelo sindicato e por isto as atividades estão interrompidas", disse à AFP Gustavo Tapia, presidente da Federação de Mineração do Chile, que reúne os sindicatos de trabalhadores do setor.

Quase dois mil trabalhadores não compareceram ao trabalho nesta segunda-feira. Eles alegam que a empresa não cumpri os acordos com o sindicato sobre carga horária e segurança no trabalho. A greve não contempla manifestações ou bloqueios de estradas, segundo Tapia.


Os trabalhadores programaram uma segunda paralisação para quarta-feira, como uma nova advertência, e não descartam medidas mais rígidas caso a empresa não faça um movimento de aproximação.

A BHP Billiton não fez qualquer comentário sobre a greve na mina Escondida. O local fica a 170 km da cidade de Antofagasta (1.300 km ao norte de Santiago). A mina pertence a BHP Billiton (57,5%), Rio Tinto (30%), JECO Corporation (10%) e JECO 2 ltd (2,5%). O Chile é o maior produtor de cobre do planeta, responsável por quase um terço da oferta mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação