Mundo

Estados Unidos não farão concessões nucleares ao Irã por apoio contra o EI

Agência France-Presse
postado em 22/09/2014 16:25
Washington - Os Estados Unidos advertiram nesta segunda-feira que não irão fazer concessões ao programa nuclear do Irã, a fim de obter a cooperação de Teerã para combater o Estado Islâmico (EI).

"Os Estados Unidos não estão dispostos a negociar aspectos do programa nuclear do Irã para obter compromissos para enfrentar a EI", declarou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Dois dias antes do início da Assembleia Geral da ONU em Nova York e enquanto o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China, mais a Alemanha) mantém conversações com o Irã sobre seu controverso programa nuclear, Washington deixou claro que os dois eventos não estão relacionados, refletindo a pressão política crescente da Casa Branca.

"Estas duas questões não têm relações entre si e o foco das negociações do (grupo) 5%2b1 continua a ser as preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano", ressaltou Earnest.



O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou na semana passada que o governo rejeitava um pedido dos Estados Unidos para se juntar à coalizão internacional para combater o EI, o que as autoridades americanas não confirmaram ou negaram.

Por sua vez, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu no domingo que o Ocidente não deve aliviar as sanções impostas ao Irã para obter seu apoio na luta contra os jihadistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação