Mundo

Libéria teme guerras civis na região devido a epidemia do ebola

As guerras civis deixaram 250 mil mortos na Libéria entre 1989 e 2003

Agência France-Presse
postado em 23/09/2014 10:59
Monróvia - O governo da Libéria advertiu que tanto seu país quanto Serra Leoa e Guiné podem cair novamente em uma guerra civil diante da lentidão da resposta à epidemia do ebola, que já deixou mais de 2.800 mortos na África. "Os hospitais lutam, mas os hotéis também, assim como as empresas. Se isso continuar, os preços vão subir. A população está agitada", afirmou na segunda-feira (23/9) à AFP o ministro da Informação, Lewis Brown, em Monróvia.

[SAIBAMAIS]"O mundo não pode esperar que Libéria, Serra Leoa e Guiné afundem novamente na guerra que pode resultar desta lentidão na resposta" contra o vírus, disse o ministro. O ministro da Defesa, Brownie Samukai, afirmou no dia 9 de setembro ante o Conselho de Segurança da ONU que a existência da Libéria é ameaçada pelo vírus.



As guerras civis deixaram 250 mil mortos na Libéria entre 1989 e 2003. O país é fronteiriço com Serra Leoa, que também viveu uma disputa bélica de 1991 a 2001, e com a Guiné. Na Libéria, "nem todos contrairão o vírus, mas todos sofrem os efeitos devido às restrições que impusemos" para evitar a propagação, declarou o ministro Brown.

O vírus do ebola tem repercussões não apenas na saúde pública, mas também políticas, estimou. Segundo ele, o governo liberiano precisa de até 1.000 leitos em dez centros do país. "Mas não temos a capacidade e os recursos para isso. Isso mina a confiança da população na luta e como governo não podemos nos permitir a perda de confiança de nosso povo", disse, pedindo "ajuda à comunidade internacional".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação