Mundo

Palestinos e israelenses retomam negociações no Cairo sobre trégua em Gaza

As negociações ocorrem depois que o exército israelense anunciou ter matado dois palestinos acusados de ter assassinado três jovens israelenses em junho

postado em 23/09/2014 11:29
Cairo - Palestinos e israelenses retomaram nesta terça-feira (23/9) no Cairo as negociações indiretas sobre uma trégua no longo prazo na Faixa de Gaza, quase um mês depois da assinatura de um cessar-fogo, informou a agência de notícias oficial Mena. Estas negociações, auspiciadas pelo Egito, ocorrem depois que o exército israelense anunciou ter matado dois palestinos acusados de ter assassinado três jovens israelenses em junho.

[FOTO1]
O assassinato destes jovens marcou o início do recente conflito em Gaza que em 50 dias acabou com a vida de quase 2.200 palestinos e mais de 70 no lado israelense. O anúncio da morte dos dois palestinos perturbou a retomada das negociações. Ezat Al-Rishq, um responsável do movimento islamita do Hamas, no poder na Faixa de Gaza, afirmou à AFP que a delegação palestina deu meia volta quando soube do ocorrido.



[SAIBAMAIS]"As negociações atrasaram duas horas", disse Rishq, que classificou de assassinato a morte dos dois palestinos, Marwan Qawasmeh e Amer Abu Eisheh, acusados por Israel de pertencimento ao Hamas. As negociações desta terça-feira buscam um acordo sobre um calendário para as negociações, que devem continuar depois da festa muçulmana do sacrifício Aid al-Adha, realizada na primeira semana de outubro, informou um responsável palestino.

As duas partes falarão da reconstrução de Gaza, da construção de um porto, da renovação do aeroporto e da troca de prisioneiros palestinos pelos restos mortais de soldados israelenses. Também está previsto que as facções palestinas (o Fatah do presidente Mahmud Abbas e seu rival Hamas) dialoguem para tentar resolver suas divergências.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação