Mundo

Chefe da rebelião xiita canta vitória após tomar capital do Iêmen

Os rebeldes levantaram bloqueios em vários pontos da capital e realizavam patrulhas

Agência France-Presse
postado em 23/09/2014 12:56
Sana - O chefe da rebelião xiita no Iêmen, Abdel Malek al-Houthi, cantou vitória nesta terca-feira (23/9), dois dias depois da entrada de suas tropas na capital Sanaa. "Eu felicito nosso povo pela vitória desta revolução popular", declarou Houthi, em um discurso transmitido acompanhado pela população pela televisão e por telões colocados em uma praça de Sanaa. Os rebeldes xiitas levantaram bloqueios em vários pontos da capital e realizavam patrulhas.

Mais cedo, o presidente Abd Rabo Mansu Hadi denunciou um complô contra seu regime e afirmou que fará todo o possível para "restabelecer a autoridade do Estado". O grupo xiita Ansarualah havia concordado na segunda-feira em acabar com os confrontos com os combatentes sunitas do partido Al Islah em Sanaa, segundo indicaram os negociadores que participam em uma mediação lidada por um representante da ONU.



[SAIBAMAIS]O emissário da ONU nas negociações que resultou num acordo de trégua assinado no domingo, Jamal Benomar, admitiu na noite de segunda que as forças armadas iemenitas estão ;desmoronando; ante a pressão dos insurgentes. "É um complô preparado há tempos com ramificações superam os limites da nação", declarou.

O acordo assinado na presença de Benomar, do presidente Hadi e de representantes de diversas facções políticas, entre elas a dos rebeldes xiitas, previa o cessar imediato das hostilidades, a designação em um prazo de três dias de um novo primeiro-ministro e a formação de um novo governo no prazo de um mês. De acordo com o ministério da Saúde iemenita, ao menos 200 pessoas morreram nos recentes combates na capital do Iêmen. Este número não inclui os mortos recuperados por familiares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação