Mundo

Capital dos EUA, Washington, aprova posse e porte de armas de fogo

A medida derruba uma antiga proibição sobre o porte de armas em público, que foi declarada inconstitucional por uma corte federal em julho passado

Agência France-Presse
postado em 23/09/2014 23:07
Washington - O Conselho Municipal de Washington aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, a posse e o porte de armas para residentes e visitantes da capital dos Estados Unidos, acatando uma decisão da justiça federal.

[SAIBAMAIS]A medida derruba uma antiga proibição vigente em Washington sobre o porte de armas em público, que foi declarada inconstitucional por uma corte federal em julho passado.

Washington proibiu o porte de armas de fogo na década de 1970, mas em 2008 o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decretou que a medida violava o direito constitucional dos americanos de "possuir e portar armas".

Apesar da decisão do Supremo, a medida restritiva foi mantida até julho passado, quando um juiz federal decretou que a legislação violava a Constituição dos Estados Unidos.

Leia mais notícias em Mundo

A nova lei municipal prevê que os proprietários de armas deverão solicitar uma permissão para portar arma de fogo em público, e demonstrar à polícia que têm um bom motivo para fazê-lo.

"Realmente não queríamos seguir em frente com isto de permitir mais armas no Distrito de Columbia", disse a conselheira Muriel Bowser, candidata favorita na eleição para prefeito de Washington. "Mas todos sabem que devemos nos submeter à decisão da justiça".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação