Mundo

Putin quer renegociação de acordo da União Europeia com a Ucrânia

Moscou considera que o acordo prejudica os interesses econômicos, tanto a nível interno como na Ucrânia, país com o qual já possui um sistema de importação preferencial

Agência France-Presse
postado em 26/09/2014 09:39
Bruxelas - A União Europeia (UE) informou nesta sexta-feira (26/9) que o presidente russo Vladimir Putin enviou uma carta com pedidos de mudança no Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia, mas descartou qualquer alteração sem o consentimento de Kiev. "O presidente (da Comissão Europeia, José Manuel) Barroso recebeu uma carta de Putin e vamos decidir a melhor maneira de respondê-la", afirmou Pia Ahrenkilde Hansen, porta-voz da Comissão.

[SAIBAMAIS]O Acordo de Associação, que as duas partes ratificaram, "é um acordo bilateral", completou. "Qualquer mudança deve ser proposta por uma das partes signatárias e aceita pela outra", disse. "Não estamos estudando mudanças".



O capítulo sobre a criação de uma área de livre comércio entre UE e Ucrânia, incluído no Acordo de Associação, está no centro da disputa entre Moscou e o bloco. Moscou considera que o acordo prejudica seus interesses econômicos, tanto a nível interno como na Ucrânia, país com o qual já possui um sistema de importação preferencial.

No dia 12 de setembro, UE, Rússia e Ucrânia alcançaram um acordo para adiar a implementação do capítulo comercial até janeiro de 2016. A decisão foi apresentada como parte do "processo de paz global na Ucrânia".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação