Mundo

Alpinistas alemão e italiano morrem após avalanche no Himalaia

Até o momento, os corpos não foram recuperados. Um terceiro alpinista acabou ferido

Agência France-Presse
postado em 27/09/2014 08:56
Katmandu - Um alpinista alemão e outro italiano morreram em uma avalanche no Himalaia, quando tentavam alcançar o pico da décima quarta montanha mais alta do mundo, incidente no qual um terceiro alpinista ficou ferido, segundo uma autoridade do Nepal.

[SAIBAMAIS]Uma equipe de montanhistas experientes, entre eles o suíço Ueli Steck, o italiano Andrea Zambaldi e os alemães Benedikt Boehm, Martin Maier e Sebastian Haag, estava a 100 metros do cume do Shisha Pangma (8.027 metros) na China, quando a avalanche ocorreu.

"Uma avalanche arrastou dois alpinistas, um alemão e um italiano, no Shisha Pangma", declarou Ang Tshering Sherpa, presidente da Associação de Montanhismo do Nepal.

O patrocinador dos escaladores, Dynafit, confirmou em um comunicado a morte de Haag e Zambaldi na avalanche ocorrida sexta-feira de manhã. Até o momento, os corpos não foram recuperados.

O alemão Martin Maier sobreviveu ao acidente e foi levado para o Acampamento 3, localizado a cerca de 7.300 metros, onde recebeu atendimento médico.



Pelo menos vinte alpinistas morreram tentando chegar ao Shisha Pangma. Além disso, 16 guias nepaleses morreram em abril em uma avalanche no Everest, a montanha mais alta do mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação