Mundo

Britânico é condenado por ameaça de estupro contra deputada no Twitter

Peter Nunn, de 33 anos, fez as ameaças contra a deputada trabalhista Stella Creasy em julho e agosto de 2013

Agência France-Presse
postado em 29/09/2014 12:27
Londres - Um britânico foi condenado a 18 semanas de prisão por insultar e ameaçar de estupro uma deputada britânica no Twitter. Peter Nunn, de 33 anos, fez as ameaças contra a deputada trabalhista Stella Creasy em julho e agosto de 2013, depois que ela apoiou uma campanha para que a imagem da escritora Jane Austen aparecesse nas cédulas de 10 libras.

Creasy e a feminista Caroline Criado Pérez, que liderava a campanha, afirmaram que ficaram aterrorizadas com a violência das mensagens recebidas nas redes sociais. Um dos tuítes de Nunn afirmava: "A melhor maneira de estuprar uma bruxa é tentar afogá-la primeiro e, quando ela tentar buscar o ar, então você penetra".



Outra mensagem perguntava "se você não pode ameaçar uma celebridade de estupro, então qual o ponto de tê-las?". Ele é a terceira pessoa condenada pela campanha de abusos contra Creasy e Criado Pérez. A juíza Elizabeth Roscoe afirmou que a conduta era "totalmente inaceitável" e determinou ainda uma ordem de afastamento do condenado de Creasy e Criado Pérez.

Nunn afirmou que escreve as mensagens para exercer sua liberdade de expressão e "satirizar" os "trols" da internet, como são chamados os internautas que insultam ou demonstram agressividade e negatividade. Creasy elogiou a sentença "como um passo adiante no reconhecimento da angústia e temor que os ataques na internet podem provocar". Em janeiro, Isabella Sorley, de 23 anos, foi condenada a 12 semanas de detenção e John Nimmo, de 25, a oito semanas pelo mesmo caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação