Mundo

Síria não quer negociações de paz enquanto os militantes islamitas agirem

"Nós não podemos iniciar qualquer solução política enquanto o terrorismo seguir descontrolado na Síria", afirmou o chanceler Walid Moualem perante a Assembleia Geral da ONU em Nova York

Agência France-Presse
postado em 29/09/2014 15:07
Nova York - A Síria não vai iniciar negociações para acabar com a guerra no país enquanto os militantes islamitas estiverem agindo, declarou nesta segunda-feira (29/9) o ministro das Relações Exteriores sírio.

"Nós não podemos iniciar qualquer solução política enquanto o terrorismo seguir descontrolado na Síria", afirmou o chanceler Walid Moualem perante a Assembleia Geral da ONU em Nova York.

A declaração terminou com a perspectiva de uma retomada das negociações de paz em um futuro próximo, apesar dos esforços do enviado da paz da ONU, Staffan de Mistura, que foi nomeado em julho para reiniciar as negociações.

Moualem desqualificou a oposição síria reconhecida pelo Ocidente para abordar as negociações de paz, dizendo que não tem credibilidade e segue "ordens de seus mestres no Ocidente".

"Estamos abertos a uma solução política na Síria, com uma oposição real. (...) Isso não depende do exterior", disse o ministro. As potências ocidentais aumentaram recentemente sua ajuda à oposição moderada síria, incluindo a formação militar dos rebeldes para que combatam com mais força os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

Moualem criticou os países que apoiam os grupos islâmicos em um ataque implícito aos países do Golfo, de onde o EI e a Frente Al-Nosra recebem apoio financeiro e militar.

O diplomata sírio indicou ainda que a luta contra a ameaça islamita "é certamente possível através de ataques aéreos", como os realizados pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra posições jihadistas na Síria e no Iraque.



No entanto, ele ressaltou que "a coisa mais importante a fazer é deter os Estados que os armam, apoiam, treinam, financiam e contrabandeiam para grupos terroristas."

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução que obriga os países a tomar medidas no sentido de reprimir os meios financeiros e o fluxo de combatentes estrangeiros a esses grupos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação