Mundo

Unesco: EI destrói locais históricos no Iraque e vende antiguidades

Grupo Estado Islâmico também dinamitou muitas igrejas e monumentos sagrados para cristãos, judeus ou muçulmanos

Agência France-Presse
postado em 29/09/2014 19:09
Paris - O grupo Estado Islâmico (EI) destrói locais históricos no Iraque e vende antiguidades para se financiar, afirmaram especialistas e diplomatas durante um colóquio na Unesco sobre "patrimônio iraquiano em perigo".

"A Unesco pediu que o Conselho de Segurança (das Nações Unidas) adote uma resolução de proibição preventiva a qualquer comércio de objetos culturais iraquianos e sírios para lutar contra o comércio ilegal", indicou sua diretora-geral, Irina Bokova.

[SAIBAMAIS]Bokova pediu aos Estados-membros, aos principais museus do mundo e ao mercado da arte que "intensifiquem a vigilância com relação aos objetos que poderiam proceder do atual saque do patrimônio iraquiano".



"Há máfias internacionais, que se ocupam dos vestígios (...), que informam o EI a respeito que pode ser vendido. Há intermediários mafiosos", destacou Qais Husen Rashied, diretor do museu de Bagdá.

O grupo Estado Islâmico, que considera as estátuas idolatria, dinamitou muitas igrejas e monumentos sagrados para cristãos, judeus ou muçulmanos, disseram vários participantes do colóquio.

Rashied e o diretor do Instituto Iraquiano para a Conservação das Antiguidades e do Patrimônio em Erbil, Abdullah Jorsed Qader, deram como exemplo a tumba do profeta Jonas e várias estátuas em Mossul, onde também foram destruídos palácios assírios.

As obras "são cortadas e vendidas. As peças são inestimáveis... Algumas têm 2.000 anos, podem custar muito caro", afirmou Rashied.

A diretora-geral da Unesco destacou que foram indicadas "as coordenadas e todas as informações pertinentes aos Estados-maiores envolvidos nos bombardeios" contra os jihadistas, para evitar que destruam esses locais históricos, muitos deles usados como bases pelo EI, segundo autoridades iraquianas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação