Mundo

Idoso é detido na Grécia com milhares de moedas de valor histórico

Homem tinha joias das eras bizantina e pós-bizantina, além de 30 moedas em prata do Império Otomano

Agência France-Presse
postado em 29/09/2014 19:11
Um idoso grego foi detido por posse ilegal de antiguidades, incluindo mais de mil moedas de grande valor histórico, informou a polícia nesta segunda-feira.

Dentro da casa do homem de 72 anos em Alexandria, cidade do norte da Grécia, a polícia encontrou 1.061 moedas em cobre, mil delas datadas do período helenístico (séculos III a V a.C.), do período bizantino (330-1453) e do Império Otomano.

A polícia informou que as peças foram apreendidas no domingo, bem como 30 moedas em prata do mesmo período, 16 anéis de cobre e outras joias das eras bizantina e pós-bizantina.



As antiguidades eram examinadas por arqueólogos, que concluíram que as peças são subordinadas à lei de proteção das antiguidades e do patrimônio cultural da Grécia.

Um arsenal de 16 revólveres e rifles também foi encontrado, além de vários detectores de metal. O homem já tinha sido denunciado por tráfico de antiguidades no passado, acrescentaram as autoridades.

O contrabando de antiguidades é um problema comum na Grécia e, nos últimos anos, a polícia grega realizou dezenas de detenções relacionadas a esse crime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação