Mundo

México é o país mais perigoso da América Latina para jornalistas

Em segundo lugar, está a Colômbia, onde 56 jornalistas foram mortos, seguido pelo Brasil com 38 assassinatos no mesmo período.

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 16:53
México - O México lidera a lista dos países mais perigosos para jornalistas na América Latina, seguido por Colômbia, Brasil e Honduras, de acordo com a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). "Desde 2000, os quatro países registraram 202 casos de assassinatos de jornalistas, blogueiros, comunicadores sociais e colaboradores dos meios de comunicação", informa um relatório da organização que monitora a liberdade de imprensa.

A RSF acredita que esses crimes estiveram, na maioria das vezes, relacionados com a profissão das vítimas. Segundo a organização, em muitos casos, as motivações para o crime não são reveladas e, quando as investigações existem, elas são, frequentemente, dificultadas por autoridades corruptas. À frente dessa "triste lista" está o México, "por ser o país mais letal para os jornalistas em todo o continente latino-americano: 81 jornalistas foram mortos entre janeiro de 2000 e setembro de 2014", aponta a ONG.

Em segundo lugar, está a Colômbia, onde 56 jornalistas foram mortos, seguido pelo Brasil com 38 assassinatos no mesmo período. Em Honduras, o número de profissionais da área mortos disparou após o golpe de 28 de janeiro de 2009, com um total de 27 casos. "Muitos desses jornalistas foram vítimas de sua ânsia de denunciar violações dos direitos humanos, o crime organizado e a corrupção", explica a RSF, acrescentando que quase "todos esses crimes permanecem impunes até hoje, devido à falta de vontade política e de um sistema judicial eficaz".



A organização francesa ressalta que, embora "nenhum dos países em questão esteja oficialmente em guerra", os paramilitares continuam presentes na Colômbia, enquanto no México o governo lidera desde 2006 uma ofensiva armada contra o tráfico de drogas. Além dos membros do crime organizado, os jornalistas mexicanos enfrentam constantes ataques por parte das autoridades.

No início deste mês, um jovem jornalista de Guanajuato (centro) foi brutalmente espancado em seu escritório. A vítima denuncia que seus agressores ordenaram que ele parasse de escrever matérias críticas ao governo local da cidade de Silao.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação