Mundo

Estados Unidos confirmam primeiro caso de ebola no país, confirma CDC

Paciente foi infectado na Libéria e viajou para o Texas, onde foi hospitalizado com sintomas já confirmados como um caso de vírus do ebola, declarou um porta-voz

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 18:18
CDC alertou que a epidemia pode alcançar 1,4 milhão de pessoas até janeiro de 2015
Washington -
O governo americano diagnosticou seu primeiro caso de contaminação com o vírus ebola no país, informou o Centro de Prevenção e Controle de Doenças nesta terça-feira (CDC, na sigla em inglês).

O paciente foi infectado na Libéria e viajou para o Texas, onde está hospitalizado com sintomas já confirmados como um caso de vírus do ebola, declarou um porta-voz do CDC à AFP. "Ele se contaminou com a doença na Libéria", disse o porta-voz, acrescentando que não se trata de um funcionário da área de Saúde.

[SAIBAMAIS]Mais informações sobre o caso devem ser divulgadas pelo CDC após as 17h30 (19h30 no horário de Brasília). Pouco antes, o Hospital Presbiteriano de Dallas havia anunciado que colocou uma pessoa em situação de total isolamento com base em "sintomas e em um histórico recente de viagens".



Esse é o primeiro paciente a ser diagnosticado com ebola nos Estados Unidos. Os médicos americanos Kent Brantly e Rick Sacra, infectados na África Ocidental e repatriados para tratamento em seu país, conseguiram se recuperar da doença.

A epidemia de ebola já deixou pelo menos 3.091 mortos em países africanos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A febre hemorrágica provoca um amplo espectro de sintomas, incluindo febre alta, vômito, diarreia e hemorragia.

A primeira vítima identificada nessa nova epidemia de ebola foi um menino de dois anos de idade, contaminado na Guiné em dezembro de 2013. Os especialistas ainda não conseguiram determinar como ele contraiu o vírus, mas o periódico "New England Journal of Medicine" relata que o menor pode ter tido contato com um morcego contaminado. Esse animal é um hospedeiro natural do vírus do ebola.

Desde então, a epidemia se espalhou rapidamente, afetando Serra Leoa, Libéria e Guiné. O sistema de Saúde desses países se encontra em colapso.

Há apenas uma semana, o CDC alertou que a epidemia pode alcançar 1,4 milhão de pessoas até janeiro de 2015, a menos que se aumente drasticamente o volume de recursos para seu controle.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação