Mundo

Marines americanos terão força de intervenção rápida no Oriente Médio

Força tem por objetivo permitir uma resposta mais rápida ao surgimento inesperado de uma crise em uma área determinada

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 19:42
Washington - O Corpo de Marines dos Estados Unidos enviará uma força de 2.300 homens ao Oriente Médio para responder rapidamente a eventuais crises na região, informou o Pentágono nesta terça-feira.

Esta unidade de resposta não estará vinculada "às operações no Iraque neste momento", disse um porta-voz do Pentágono, contra-almirante John Kirby, em referência aos bombardeios aéreos dos EUA e de seus aliados contra militantes do Estado Islâmico (EI).

Esta força estará dotada de vários aviões e poderá atuar rapidamente no caso de "acontecimentos imprevistos", segundo Kirby. Segundo um oficial dos Marines, a força ficará estacionada no Kuwait.


A ideia deste tipo de unidade de intervenção surgiu no ano passado, após o ataque contra o consulado americano em Benghazi, na Líbia, no dia 11 de setembro de 2012, muito antes da atual campanha aérea liderada pelos Estados Unidos contra os jihadistas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

A força tem por objetivo permitir uma resposta mais rápida ao surgimento inesperado de uma crise em uma área determinada, a exemplo da evacuação de uma sede diplomática. Uma força do mesmo tipo para a África já foi estabelecida na Espanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação