Mundo

Ataques contra ônibus do Exército deixam sete mortos e 15 feridos em Cabul

O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid afirmou que "foi uma mensagem clara ao governo, que assinou um pacto de escravos (tratado de segurança com Washington)"

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 07:50
Cabul - Dois atentados suicidas com explosivos realizados pelos talibãs contra ônibus do Exército afegão deixaram sete mortos na manhã desta quarta-feira em Cabul, informou o porta-voz do ministério da Defesa, general Zahir Azimi.

Segundo o general Azimi, os ataques deixaram ainda 15 feridos. Mais cedo, o general Farid Afzali, chefe da polícia de Cabul, informou "ao menos" seis mortos e 15 feridos nos ataques.

O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid afirmou que "foi uma mensagem clara ao governo, que assinou um pacto de escravos (tratado de segurança com Washington), e vamos ampliar os ataques".

Mujahid garantiu que as ações deixaram 20 mortos. Na terça-feira, o Afeganistão assinou um acordo de segurança bilateral com os Estados Unidos para permitir que 12.500 soldados estrangeiros permaneçam no país em 2015, com o aval do novo presidente afegão, Ashraf Ghani.



O acordo, há muito esperado pela Casa Branca, foi assinado em Cabul pelo embaixador dos Estados Unidos, James Cunningham, e Hanif Atmar, o conselheiro de segurança nacional do Afeganistão, um dia após a posse de Ghani.

O presidente Hamid Karzai, que deixou o poder na segunda-feira, havia se recusado a assinar o documento. Após o fim da missão de combate da Otan, em dezembro, a nova missão - chamada "Resolute support" - vai se concentrar em treinar e apoiar as forças afegãs que combatem os insurgentes talibãs.

Restam, atualmente, cerca de 41.000 soldados da Otan no Afeganistão, contra 130.000 em 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação