Mundo

Grupo denuncia prisões na China por apoio às manifestações em Hong Kong

As detenções acontecem em um momento no qual as autoridades comunistas de Pequim tentam minimizar a dimensão dos protestos na ex-colônia britânica

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 09:51
Ônibus cobertos com mensagens de apoio de parada em uma rua principal no distrito comercial de Mongkok

Pequim -
Vários ativistas foram detidos na China por expressar apoio às manifestações pró-democracia que acontecem em Hong Kong, informou nesta quarta-feira um grupo de defesa dos direitos humanos, sem revelar um número específico.

[SAIBAMAIS]As detenções acontecem em um momento no qual as autoridades comunistas de Pequim tentam minimizar a dimensão dos protestos na ex-colônia britânica.

"Vários cidadãos chineses sofreram represálias por expressar apoio às mobilizações de Hong Kong", denunciou o grupo China Human Rights Defenders (CHRD, Defensores dos Direitos Humanos na China), com sede no exterior.

Entre os detidos está o ativista Wang Long, que foi preso na segunda-feira pela polícia de Shenzhen (sul) por "gerar distúrbios" depois de ter divulgado mensagens de apoio às manifestações, segundo o CHRD.

Um grupo de até 20 cidadãos foi detido na terça-feira em Guangzhu, cidade do sul do país próxima de Hong Kong, após um evento em um parque para expressar apoio aos ativistas pró-democracia, segundo o CHRD.
Os cidadãos da China continental não têm os mesmos direitos que os da região semiautônoma de Hong Kong.



Os manifestantes da ex-colônia britânica, que temem um crescente domínio de Pequim em seus temas, exigem um sufrágio universal sem condições. Eles rejeitam que nas eleições de 2017 as autoridades chinesas mantenham o controle sobre os candidatos a chefe de governo local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação