Mundo

Subornos milionários em caso Microsoft são investigados na Romênia

Nove ex-ministros são suspeitos de tráfico de influência, corrupção e lavagem de dinheiro

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 10:02
Vários ex-ministros e empresários romenos estão sendo investigados pela procuradoria anticorrupção pele suposta cobrança de subornos milionários na compra de programas Microsoft, informa a imprensa local nesta quarta-feira (1;/10).

Nove ex-ministros são alvos da investigação da procuradoria anticorrupção (DNA), que pediu na sexta-feira a suspensão de sua imunidade para poder processá-los por tráfico de influência, corrupção e lavagem de dinheiro.

A DNA investiga um contrato para a compra de licenças da empresa americana Microsoft, concluído em 2004 entre o governo romeno e a Fujitsu Siemens Computers, uma empresa que na época se apresentava como única distribuidora destes produtos.

Testemunhas citadas em um relatório dos procuradores enviados ao Parlamento detalham o circuito de dezenas de milhares de dólares ou euros em comissões pagas a membros dos sucessivos governos entre 2001 e 2012 e a empresários, intermediários neste caso.


O ministro das Comunicações entre 2008 e 2010 Gabriel Sandu teria recebido três milhões de euros e exigido 1,8 milhão a mais para favorecer duas companhias.

Os empresários Dorin Cocos e Gheorghe Stefan teriam recebido 13 milhões de euros no total em 2009 por mediar ante o primeiro-ministro democrata-liberal Emil Boc e dois de seus ministros a favor destas empresas.

Uma das testemunhas também cita o atual primeiro-ministro social-democrata Victor Ponta que, em 2004, na qualidade de chefe do corpo de controle do governo, teria mediado para facilitar à Fujitsu Siemens a obtenção de um contrato com o ministério da Educação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação