Mundo

Rússia cancela programa de intercâmbio escolar com Estados Unidos

O programa contribuiu durante 21 anos para criar fortes vínculos entre russos e americanos

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 12:59
A Rússia cancelou um programa de intercâmbio escolar com os Estados Unidos, depois de acusar os organizadores de violação das regras por terem autorizado que um adolescente russo permanecesse no país sob a custódia de um casal homossexual.

"Um menino que tem a mãe na Rússia estava sob a custódia de um casal gay americano", afirmou nesta quarta-feira (1;/10) o secretário do Kremlin para os Direitos da Infância, Pavel Astakhov.

"O menino é de uma família decente e os argumentos para que os Estados Unidos tenham autorizado sua permanência no país não estão claros", completou. A mãe proibiu a divulgação de mais detalhes, segundo Astakhov.

A embaixada americana se recusou a comentar casos concretos, mas lamentou a suspensão do programa de intercâmbio, "que contribuiu durante 21 anos para criar fortes vínculos entre russos e americanos", segundo um comunicado do embaixador dos Estados Unidos na Rússia, John Tefft.


O programa, Future Leaders Exchange (FLEX), é, segundo o diplomata, "o maior programa de intercâmbio escolar entre Moscou e Washington" e permitiu a mais de 8.000 alunos russos estudar nos Estados Unidos.

"Acredito que este programa era útil, tanto para os russos como para as famílias americanas. Uns aprendiam com os outros e deixavam para trás os estereótipos", comentou Elena Chernenko, repórter do jornal russo Kommersant que estudou no Texas em 1999. "Nos Estados Unidos soube que queria viver e trabalhar na Rússia. Não havia nenhuma lavagem cerebral", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação