Mundo

Centro Wiesenthal entrega lista de 80 nazistas que podem estar vivos

Os 76 homens e quatro mulheres, cujos nomes foram fornecidos aos ministros da Justiça e do Interior da Alemanha, nasceram entre 1920 e 1924

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 14:14
O Centro Simon Wiesenthal, que persegue ex-criminosos nazistas, entregou à Justiça da Alemanha uma lista de 80 ex-membros dos Einsatzgruppen, os esquadrões da morte do Reich de Adolf Hitler, que ainda podem estar vivos, indicou o diretor da organização, Efraim Zuroff. "Enviamos à justiça alemã uma lista de 80 membros dos Einsatzgruppen", declarou Zuroff à AFP em Jerusalém.

Os comandos paramilitares Einsatzgruppen foram responsáveis pela morte de mais de um milhão de judeus nos territórios conquistados na ex-União Soviética, Polônia e no Leste Europeu, indica o Centro Wiesenthal em um comunicado.

Os 76 homens e quatro mulheres, cujos nomes foram fornecidos aos ministros da Justiça e do Interior da Alemanha, nasceram entre 1920 e 1924 e são "os que têm mais probabilidade de estarem vivos e saudáveis o suficiente para serem processados", afirmou.

Além dos poucos ex-membros dos Einsatzgruppen, "consideramos que 2% dos ex-criminosos nazistas ainda estão vivos, e quase metade ainda podem ir a julgamento", disse Zuroff.



Os Einsatzgruppen, formados sob a liderança do SS Reinhard Heydrich, um dos principais arquitetos do Holocausto, desempenharam um papel de liderança na implementação da "solução final".

Eles foram usados primeiramente para parar os comunistas checos e opositores alemães, e eliminar elementos "indesejáveis" da população alemã.

Eles, então, estenderam suas missões contra populações civis, em apoio ao exército alemão, atacando as elites polonesa e judaica, comunistas soviéticos e ciganos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação