Mundo

Justiça britânica liberta ex-preso de Guantánamo após retirar acusações

Acusado de pertencer à Al-Qaeda, ficou três anos na prisão afegã de Bagram e na base americana de Guantánamo antes de ser libertado em 2005

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 14:57
Moazzam Begg era suspeito de ter estado em um campo de treinamento terrorista da Síria
Londres -
A justiça britânica colocou em liberdade nesta quarta-feira (1;/10) um ex-preso de Guantánamo que estava há sete meses numa prisão de Londres, depois de abandonar todas as acusações contra ele por ter estado na Síria.

Um tribunal de Londres ditou a absolvição e libertação Moazzam Begg, de 46 anos, dias antes de seu julgamento, que deveria começar na segunda-feira. A polícia explicou que o surgimento de novas provas invalidavam sua condenação.

Begg era suspeito de ter estado em um campo de treinamento terrorista da Síria, entre outubro de 2012 e abril de 2013, assim como de financiar grupos terroristas no exterior.



"Gostaria de ter me explicado ante a corte, mas estou muito contente", declarou Begg ao deixar a prisão, acusando em seguida o governo britânico de "demonizar claramente a comunidade muçulmana".

Em meados de fevereiro, ele escreveu em um blog que havia viajado à Síria para investigar as torturas do regime de Bashar al Assad. Begg, que combateu na Bósnia nos anos 90, vivia no Afeganistão em 2001 e foi detido no Paquistão um ano depois.

Acusado de pertencer à Al-Qaeda, ficou três anos na prisão afegã de Bagram e na base americana de Guantánamo, em Cuba, antes de ser libertado em 2005 sem ser formalmente indiciado.

De volta ao Reino Unido, onde nasceu, assumiu a representação das "vítimas da guerra contra o terrorismo" na associação Cage.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação