Mundo

Israel confirma permissão para construir 2.610 casas em Jerusalém Oriental

Ministro da Habitação israelense afirmou à rádio militar que o momento escolhido era fortuito

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 15:17
Jerusalém - As autoridades israelenses acabam de autorizar a construção de 2.610 casas no bairro judeu de Givat Hamatos, em Jerusalém Oriental ocupada e anexada, indicou uma organização anticolonização nesta quarta-feira (1;/10).

O plano de construção destas 2.610 casas recebeu a aprovação na semana passada com a publicação legal do projeto na imprensa, informou a organização Paz agora em um comunicado.

A publicação legal precede a abertura do concurso público para a construção. O município israelense de Jerusalém havia aprovado este projeto em dezembro de 2012, mas ele estava suspenso desde então.



A Paz Agora denunciou que este projeto significa "um passo para trás em direção à destruição de qualquer possibilidade de solução mediante dois Estados", um israelense e outro palestino.

O ministro da Habitação israelense, Uri Ariel, afirmou à rádio militar que o momento escolhido era fortuito. "Esta publicação não está relacionada à atualidade, mas se inscreve no processo normal das autorizações necessárias antes de qualquer projeto de construção em Jerusalém", disse o ministro, membro do Casa Judaica, um partido nacionalista religioso.

O prosseguimento da colonização (a construção de casas civis nos territórios ocupados ou anexados por Israel desde 1967) é considerado um dos pontos de bloqueio para a resolução do conflito israelense-palestino.

No total, 200.000 israelenses vivem ao lado de 306.000 palestinos em Jerusalém Oriental, segundo a prefeitura da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação