Mundo

Invasor da Casa Branca se declara "não culpado", mas continua sob custódia

Ex-militar originário do Texas escalou o muro de 2,30 metros do portão norte da Casa Branca e percorreu mais de 60 metros no gramado

Agência France-Presse
postado em 01/10/2014 19:59
Washington - O ex-combatente do Iraque Omar González, de 42 anos, que conseguiu burlar todas as medidas de segurança e entrar armado na Casa Branca, declarou-se "não culpado" nesta quarta-feira em um tribunal em Washington.

O advogado do réu, David Bos, afirmou que seu cliente é "penalmente responsável". González foi formalmente acusado, diante da juíza Deborah Robinson, declarando-se "não culpado" das três acusações que pesam contra ele, em seu segundo comparecimento à Justiça.

[SAIBAMAIS]Entre as acusações, está a invasão ilegal de um prédio protegido de acesso restrito, com posse de arma perigosa e munição ilegal. A juíza Robinson decidiu manter o acusado sob custódia. Se for considerado culpado, ele pode ser condenado a até 16 anos de prisão.



O advogado David Bos recusou que seu cliente seja submetido a um exame psiquiátrico ordenado pela juíza, por considerar González "penalmente responsável". Segundo Bos, no caso de uma avaliação, ela deve ser realizada por um especialista independente, escolhido pela Defesa, e não pela Corte americana.

"Está claro que isso não é adequado", declarou Bos, alegando que se trata de "uma intervenção no campo da Defesa".

Em consequência, a juíza suspendeu a decisão de sua sentença e deve anunciar seu veredito em meados de outubro. A próxima audiência está marcada para 21 de outubro.

Na noite de 19 de setembro, o ex-militar originário do Texas (sul dos EUA) escalou o muro de 2,30 metros do portão norte da Casa Branca e percorreu mais de 60 metros no gramado, perseguido por agentes de segurança.

Ele conseguiu passar pela porta principal e atravessar várias salas, até ser detido no chamado "Salão Leste".

O presidente Barack Obama e sua família tinham acabado de deixar a Casa Branca quando tudo aconteceu. Omar González levava um canivete e, depois, munição foi encontrada em seu carro, segundo a acusação.

González foi diagnosticado com estresse pós-traumático após servir no Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação