Mundo

Sírios armados tacam posições do Hezbollah no Líbano

O conflito na Síria avivou as tensões entre sunitas e xiitas no Líbano. O Hezbollah tem sido alvo de vários atentados.

Agência France-Presse
postado em 05/10/2014 14:17
BAALBECK - Homens armados procedentes da Síria atacaram neste domingo posições do movimento xiita Hezbollah no leste do Líbano, dando lugar a violentos combates, segundo uma fonte do grupo islamita.

"Grupos armados procedentes de Qalamun [na Síria] atacaram posições do Hezbollah nas montanhas em torno de Nabi Sbat, leste de Baalbek", explicou a fonte, acrescentando que o Hezbollah respondeu ao ataque.

Em agosto, jihadistas do grupo Estado Islâmico e da facção síria da Al-Qaeda, a Frente al-Nosra, atacaram as forças de segurança libanesas em Aarsal, outra cidade na fronteira com a Síria.



[SAIBAMAIS]Os jihadistas acabaram se retirando das montanhas próximas depois de uma trégua, mas sequestraram dezenas de soldados e policiais. E executaram três deles.

Os jihadistas, de confissão sunita, reclamam a retirada das tropas do Hezbollah na Síria - onde combatem junto às forças do regime de Bashar al Assad -, acusando o exército libanês de estar sob comando deste partido. Também exigem uma troca com presos islamitas detidos no Líbano, um pedido rejeitado por Beirute.

O conflito na Síria avivou as tensões entre sunitas e xiitas no Líbano. O Hezbollah tem sido alvo de vários atentados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação