Mundo

Na França, ostras serão gravadas com laser para evitar falsificações

A empresa Gillardeau investirá "entre 4,5 e 5 milhões de euros em correntes de acondicionamento do marisco equipadas com um laser"

postado em 10/10/2014 11:55
A empresa Gillardeau investirá
Um prestigiado produtor francês de ostras gravará com laser as conchas de seus moluscos para evitar as falsificações, afirmando que as mesmas provocam 15% de queda de seu faturamento.

Para enfrentar este fenômeno, a Gillardeau, uma empresa familiar centenária instalada na bacia de Marennes-Olerón (na costa sudoeste da França), investirá "entre 4,5 e 5 milhões de euros em correntes de acondicionamento do marisco equipadas com um laser", indicou à AFP a gerente, Véronique Gillardeau. "O dispositivo utilizado não marca muito profundamente as ostras, não as fere e resiste à água do mar", acrescentou.

As operações de gravação das ostras começarão em três semanas. Este montante de investimentos inclui a construção de um edifício de 1.800 m2, no qual a temperatura será regulada para evitar as variações que afetam as ostras.


Consideradas como as "Rolls" das ostras, as "especiais" de Gillardeau são vendidas em todo o mundo, e as primeiras falsificações foram apontadas antes que o fenômeno de utilização fraudulenta de nomes de produtos fosse detectado por toda parte.

A empresa, que não divulga seu faturamento, nem seu nível de produção, tem uma centena de funcionários e 15 locais de produção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação