Mundo

Chefe da Guarda Nacional ucraniana é nomeado ministro da Defesa

O presidente submeteu ao Parlamento a candidatura do general Poltorak, de 49 anos, para substituir Valeri Geletei, destituído na véspera

Agência France-Presse
postado em 13/10/2014 11:10
Kiev - O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, nomeou nesta segunda-feira (13/10) como ministro da Defesa Stepan Poltorak, chefe da Guarda Nacional integrada por voluntários que lutam junto ao exército no leste separatista pró-russo, anunciou a presidência.

O presidente submeteu ao Parlamento a candidatura do general Poltorak, de 49 anos, para substituir Valeri Geletei, destituído na véspera. A votação dos deputados para aprovar sua nomeação está prevista para terça-feira.

Poltorak será o quarto ministro da Defesa da Ucrânia em um ano. A Guarda Nacional é uma formação criada em março para integrar as unidades de autodefesa da Maidan, a praça de Kiev onde no ano passado começaram os protestos pró-europeus que provocaram a queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovych.



Os soldados da Guarda Nacional participam dos combates contra os insurgentes separatistas pró-russos no leste do país. Poroshenko ressaltou que Poltorak era respeitado no seio do exército "pelos generais e simples soldados".

"Um exército forte é uma garantia de paz e farei todo o possível para que o exército seja forte, rápido, eficaz, bem treinado e equipado", declarou Poltorak. Antes de dirigir a Guarda Nacional, Poltorak liderava as forças do ministério do Interior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação