Mundo

Nacionalistas muçulmanos, sérvios e croatas vencem eleição na Bósnia

O candidato do partido nacionalista muçulmano, Bakir Izetbegovic, foi eleito ao lado do líder croata Dragan Covic, apoiado pelos nacionalistas do HDZ BIH

Agência France-Presse
postado em 13/10/2014 12:16
Saravejo - Os candidatos apoiados pelos principais partidos nacionalistas muçulmano, sérvio e croata venceram a eleição para a presidência colegiada tripartite da Bósnia, após as eleições gerais de domingo.

O candidato do partido nacionalista muçulmano, Bakir Izetbegovic, foi eleito ao lado do líder croata Dragan Covic, apoiado pelos nacionalistas do HDZ BIH, segundo a apuração de 90% dos votos.

Entre os sérvios, apesar do resultado apertado, o posto será atribuído a um nacionalista: Mladen Ivanic, candidato de uma coalizão liderada pelos nacionalistas do SDS, ou a candidata do partido governista SNSD, Zeljka Cvijanovic.

Quase 3,3 milhões de eleitores estavam registrados para comparecer às urnas e escolher os três membros da presidência colegiada da Bósnia, que terão mandato de quatro anos.

Também renovaram o Parlamento central do país, cenário de uma guerra entre as três principais comunidades de 1992 a 1995 que deixou 100.000 mortos.



Os eleitores também escolheram os representantes para as assembleias das duas entidades territoriais que formam a Bósnia desde o fim da guerra - a República Sérvia (RS) e a Federação Croata-Muçulmana. Os moradores da RS também designaram o próprio presidente.

Os resultados definitivos da votação serão anunciados nos próximos 10 dias. Mas na RS, o presidente Milorad Dodik, que defende a secessão de sua entidade da Bósnia e busca o segundo mandato, lidera a votação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação