Mundo

Alicia Keys participa de manifestação por libertação de jovens da Nigéria

'A Nigéria deve encontrar essas meninas e nós, como uma comunidade internacional, devemos oferecer nosso apoio', disse a cantora, grávida de sete meses

Agência France-Presse
postado em 14/10/2014 20:21
'A Nigéria deve encontrar essas meninas e nós, como uma comunidade internacional, devemos oferecer nosso apoio', disse a cantora, grávida de sete mesesNova York - A cantora americana Alicia Keys, grávida de 7 meses, juntou-se nesta terça-feira (14/10) a um pequeno grupo de manifestantes em frente ao consulado da Nigéria, em Nova York, exigindo a libertação das mais de 200 estudantes de ensino médio sequestradas pelo grupo radical islâmico Boko Haram.

"Tragam de volta nossas meninas, agora", repetiam os manifestantes, incentivados pela cantora de 33 anos, que exibia um cartaz com os mesmos dizeres.

"Hoje é o aniversário do meu filho e estou aqui para expressar minha solidariedade às mães de Chibok", disse Keys à AFP, referindo-se à cidade nigeriana onde as adolescentes foram raptadas, no dia 14 de abril.

"É horrível que elas estejam desaparecidas há seis meses e que nós ainda não tenhamos conseguido encontrá-las. É preciso continuar pressionando nossos governantes para que saibam que é um assunto importante e que não vamos deixar que seja esquecido".

"A Nigéria deve encontrar essas meninas e nós, como uma comunidade internacional, devemos oferecer nosso apoio", acrescentou.


Alicia criou há pouco tempo o movimento "We Are Here" ("Estamos aqui"), por mais justiça social. A cantora reforçou a importância da solidariedade neste momento.

"Essas meninas representam tanto. Representam jovens privadas de educação, tratadas como propriedade, que convivem com a violência sexual usada como arma de guerra", disse à AFP.

Entre os manifestantes, Eva, que preferiu não informar o sobrenome, estava em sua hora de almoço. "Não havia me dado conta de que já se passaram seis meses. É inacreditável", disse. "Podemos determinar o paradeiro de terroristas, mas não conseguimos encontrar essas 200 adolescentes", indignou-se.

A Polícia nigeriana impediu, nessa terça-feira, uma marcha até a residência oficial do presidente, realizada por integrantes de movimentos que exigem o resgate das 219 meninas levadas pelo Boko Haram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação