Mundo

Ebola: autoridades americanas deixaram que enfermeira com febre viajasse

A jovem fez parte da equipe que atendeu o paciente liberiano que morreu de ebola em um hospital de Dallas, no Texas, e avisou que estava com febre de 37,5° antes de embarcar

Agência France-Presse
postado em 16/10/2014 13:40
As autoridades americanas permitiram que a enfermeira que esteve em contato com um paciente com ebola pegasse um avião, apesar de ela informar que estava com febre, e agora estão considerando proibir viagens nestes casos, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O CDC conversou por telefone com a enfermeira no último dia 13, quando ela se encontrava no aeroporto de Cleveland e havia dito estar com 37,5 graus de febre (o alerta de contágio é a partir de 38 graus). "A decisão de deixá-la viajar foi tomada, neste caso, depois que a enfermeira comunicou que estava bem", explicou a porta-voz do CDC, Barbara Reynolds.

Quando embarcou, a jovem identificada pela imprensa como Amber Vinson, havia sido incluída no grupo de pessoas que precisavam de vigilância reforçada.



[SAIBAMAIS]Como no primeiro caso de contágio revelado no domingo, esta enfermeira atendeu o paciente liberiano que morreu de ebola em um hospital de Dallas (Texas) em 8 de outubro. Outra enfermeira do Hospital Presbyterian de Dallas, Nina Pham, foi diagnosticada com ebola em 12 de outubro.

O CDC contactou por precaução as 132 pessoas que viajaram com Vinson. Os dirigentes sanitários afirmaram que há um risco muito baixo de contágio. No entanto, este caso levou as autoridades americanas a considerar a proibição de viagem para todas as pessoas na mesma situação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação