Mundo

Equipes resgatam 34 montanhistas e encontram 12 corpos no Himalaia

O resgate foi feito após uma tempestade de neve ocorrida na terça-feira passada

Agência France-Presse
postado em 19/10/2014 13:52
Katmandu - Equipes de socorro resgataram 34 pessoas e recuperaram 12 corpos após uma tempestade de neve no Himalaia, indicou neste domingo (19/10) a Polícia local, aumentando o número de mortos na tragédia ocorrida terça-feira para 40, segundo uma associação de montanhismo. As vítimas estavam a caminho da região de Annapurna quando foram surpreendidas pela tempestade.

[SAIBAMAIS]Milhares de turistas visitam essa região todos os anos em outubro, quando as condições são consideradas ideais. Mas, nessa semana, foram registradas nevascas incomuns devido à proximidade do ciclone Hudhud, que atingiu a costa oriental da vizinha Índia no fim de semana passado.

"Hoje, foram enviados quatro helicópteros para as zonas afetadas. Resgatamos 34 nesta manhã", declarou neste domingo o oficial de polícia Pradeep Bhattarai.



Os resgatados são 17 nepaleses, dez alemães, cinco suecos e dois australianos, informou Bhattarai. Também foram encontrados os corpos de 12 xerpas nepaleses, indicou. Segundo a associação de montanhistas, essa tempestade de neve causou a morte de 40 pessoas no total.

O Nepal, um país pobre do Himalaia, conta com oito das 14 montanhas mais altas do mundo, com mais de 8.000 metros. Em abril, uma avalanche no Monte Everest provocou a morte de 16 guias nepaleses. O acidente evidenciou os riscos enfrentados pelos guias xerpas, que carregam barracas, alimentos e ajeitam as cordas para ajudar os alpinistas estrangeiros que pagam dezenas de milhares de dólares para chegar ao topo.

Em 1995, uma avalanche atingiu o acampamento de um grupo japonês perto do Everest, matando 42 pessoas, incluindo 13 japoneses. Mais de 300 pessoas, principalmente xerpas, morreram na montanha mais alta do mundo desde a primeira excursão em 1953 por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação