Mundo

Albânia condena queima de bandeira em estádio sérvio durante partida

Este novo incidente poderia colocar em risco a primeira visita de um primeiro-ministro da Albânia a Belgrado em 68 anos

Agência France-Presse
postado em 19/10/2014 21:43
Tirana - A Albânia condenou neste domingo a queima de uma bandeira albanesa durante uma partida de futebol na Sérvia, um novo incidente que pode agravar as já tensas relações entre os dois países.

Em comunicado, o ministério das Relações Exteriores da Albânia pediu às autoridades sérvias que julguem "os autores deste atos e espera que a classe política sérvia se distancie desses acontecimentos, que estão tomando uma dimensão prejudicial para o futuro e a estabilidade dos Bálcãs".

Este novo incidente poderia colocar em risco a primeira visita de um primeiro-ministro da Albânia a Belgrado em 68 anos. o premiê albanês, Edi Rama, tem previsto viajar à capital da Sérvia em 22 de outubro.

Leia mais notícias em Mundo

No sábado, durante uma partida entre o Partizan e o Estrela Vermelha de Belgrado, torcedores deste último clube queimaram uma bandeira albanesa, de acordo com a agência de notícias sérvia Tanjug.

Na quinta-feira, a Federação de Futebol Albanesa (FAF) havia solicitado uma investigação "completa e independente" sobre os incidentes anteriores que já haviam estremecido as relações entre os países e que provocaram a suspensão de uma partida válida pelas eliminatórias para a Euro-2016, na última terça-feira em Belgrado.

Estes incidentes aconteceram aos 41 minutos do primeiro tempo da partida entre Sérvia e Albânia, na qual um drone sobrevoou o estádio do Partizan, em Belgrado, puxando uma bandeira da "Grande Albânia", um projeto nacionalista que aspira juntar as comunidades albaneses dos Bálcãs em um mesmo Estado.

Albânia e Sérvia mantêm relações tensas por conta do conflito recente no Kosovo, ex-província sérvia, mas de população majoritariamente albanesa. O Kosovo proclamou sua independência de forma unilateral em 2008.

Esta decisão, adotada com o apoio dos Estados Unidos e da maioria dos países membros da União Europeia, foi tomada depois de bombardeios aéreos da Otan contra a Sérvia em 1999, com o objetivo de acabar com a perseguição à população albanesa da região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação