Mundo

Combates com a Al-Qaeda matam ao menos 20 rebeldes xiitas no Iêmen

A rede extremista ataca as forças de segurança e o exército, mas recentemente intensificou as operações contra os rebeldes xiitas

Agência France-Presse
postado em 20/10/2014 08:36
Sanaa - Pelo menos 20 rebeldes xiitas morreram nesta segunda-feira em um atentado e em combates violentos com os insurgentes da Al-Qaeda em Radah, no centro do Iêmen, informaram fontes tribais.

Os homens da Al-Qaeda detonaram um carro-bomba perto de um edifício ocupado por combatentes xiitas e capturaram 12 rebeldes nos confrontos.

Os combates pelo controle de Radah, na província de Baida, começaram após uma série de explosões na zona leste da cidade, segundo fontes tribais e das forças de segurança.

[SAIBAMAIS]

"Após as explosões, combatentes da Al-Qaeda atacaram os rebeldes (do grupo Ansarullah), mobilizados ao nordeste de Radah e em uma estrada que liga esta cidade à região de Anas", declarou uma fonte tribal.

Durante os confrontos, que demoraram várias horas, os combatentes da Al-Qaeda conseguiram cortar uma via de abastecimento dos rebeldes xiitas, que haviam entrado na região de Manaseh, reduto da rede terrorista em Baida.

A Al-Qaeda está muito ativa no Iêmen, sobretudo no sul e sudeste do país. A rede extremista ataca as forças de segurança e o exército, mas recentemente intensificou as operações contra os rebeldes xiitas.

Leia mais notícias em Mundo

Os insurgentes xiitas, supostamente vinculados ao Irã, assumiram na semana passada o controle da cidade portuária de Hodeida, no mar Vermelho, três semanas depois da conquista da capital, Sanaa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação