Mundo

Eleito em julho, Joko Widodo toma posse como presidente da Indonésia

Jokowi é o primeiro presidente da Indonésia que não pertence à elite político-militar que governou o maior país muçulmano do planeta desde a queda do ditador Suharto em 1998

Agência France-Presse
postado em 20/10/2014 08:54
Jacarta - Joko Widodo tomou posse nesta segunda-feira como presidente da Indonésia em uma cerimônia no Parlamento, diante de dezenas de autoridades estrangeiras, três meses depois de sua eleição.

Durante a campanha, Joko Widodo prometeu priorizar a luta contra a corrupção endêmica e a redução da pobreza

Widodo, conhecido como Jokowi, é o sucessor de Susilo Bambang Yudhoyono, que governou a terceira maior democracia do mundo por dois mandatos de cinco anos.

Jokowi é o primeiro presidente da Indonésia que não pertence à elite político-militar que governou o maior país muçulmano do planeta desde a queda do ditador Suharto em 1998.

Eleito em julho, após uma campanha muito disputada contra o polêmico ex-general Prabowo Subianto, Jokowi, de 53 anos, tem uma carreira fulgurante na política graças à popularidade conquistada como prefeito de sua cidade natal e depois como governador de Jacarta.

Leia mais notícias em Mundo

Durante a campanha, prometeu priorizar a luta contra a corrupção endêmica e a redução da pobreza. Jokowi provocou muitas esperanças no país muçulmano de 250 milhões de habitantes, onde quase 40% da população sobrevive com menos de dois dólares por dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação