Mundo

Denúncias de corrupção forçam saída de duas ministras japonesas

Política de promoção das mulheres sofre golpe com a renúncia das titulares das pastas de Economia e Justiça, acusadas de prevaricação

Rodrigo Craveiro
postado em 21/10/2014 06:02

Yuko Obuchi se curva ante jornalistas ao anunciar a saída do governo: promessa de reconquista da confiança

A política de promoção das mulheres japonesas, adotada pelo premiê Shinzo Abe, sofreu ontem um duplo golpe com a renúncia de duas ministras. À frente da pasta da Economia, do Comércio e da Indústra, Yuko Obuchi se curvou diante dos microfones e, com a voz embargada, anunciou a saída do governo. ;Como ministra, é imperdoável que meus problemas pessoais tenham estagnado as políticas econômicas e energéticas. Eu renuncio aqui e gostaria de colocar todos os meus esforços na reconquista da confiança de todos ao investigar essas dúvidas;, declarou.


Aos 40 anos, ela é acusada de irregularidades no uso de recursos públicos. Entre 2007 e 2012, ela teria gastado mais de 10 milhões de ienes (US$ 93 mil) em produtos de beleza. Também teria presenteado eleitores com ingressos de teatro que custaram o equivalente a US$ 240 mil. Sobre Midori Matsushima, 58 anos, titular da pasta da Justiça, pesam denúncias de distribuição de leques com sua foto. ;Eu sinto que minhas recentes palavras e ações tenham causado estagnação política e administrativa;, lamentou.

Primeiro-ministro Shinzo Abe pretende colocar mulheres em cargos públicos e privados

Abe não escondeu o constrangimento e assumiu a culpa. ;Eu as escolhi e, na condição de primeiro-ministro, aceito a responsabilidade. Peço profundas desculpas ao povo da nação;, afirmou o chefe de governo, que tinha estabelecido como meta preencher 30% dos cargos de liderança no setor público e privado com mulheres até 2020, em uma estratégia conhecida como ;womenomics;. O premiê tinha nomeado cinco mulheres no início de setembro, na primeira reforma ministerial desde que retornou ao poder, no fim de 2012. Até ontem, era o governo com maior presença feminina na história do país.

A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação