Mundo

Grupo japonês Fujifilm aumentará reservas de medicamentos contra o ebola

Uma corrida contra o tempo começou para testar, homologar e produzir diferentes vacinas e tratamentos, até agora todos experimentais

Agência France-Presse
postado em 21/10/2014 09:32
Tóquio - O grupo japonês Fujifilm Holdings anunciou que pretende aumentar as reservas de Avigan, um medicamento antigripal de sua filial Toyama Chemical que está sendo testado atualmente no tratamento do vírus ebola, para beneficiar um "maior número de pacientes". A empresa informou em um comunicado que dispõe de reservas para 20 mil pessoas, mas pode produzir muito mais, pois conta com uma "reserva adicional de ingredientes farmacêuticos ativos para 300 mil comprimidos".

[SAIBAMAIS]"A Fujifilm decidiu preparar mais reservas, aumentando a produção para garantir uma oferta suficiente de Avigan se a epidemia se expandira", completa a nota. O antigripal Avigan (favipiravir ou "T-705"), que se apresenta como o único tratamento potencial que pode ser rapidamente produzido, é eficaz em ratos contra o ebola.



Em novembro terá início um estudo em humanos na Guiné, coordenado por uma equipe francesa, com a esperança de obter os primeiros resultados no fim de 2014. Vários pacientes tratados na Europa depois de contrair o vírus na África Ocidental receberam o medicamento "em resposta a demandas de governos e organizações médicas".

Uma corrida contra o tempo começou para testar, homologar e produzir diferentes vacinas e tratamentos, até agora todos experimentais, para combater o vírus ebola, que provocou mais de 4,5 mil mortes na África Ocidental, a maioria na Libéria, Serra Leoa e Guiné.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação