Mundo

Dissidente vietnamita é libertado e se muda para os Estados Unidos

Nguyen Van Hai, um dos principais blogueiros do Vietnã, deve chegar ao país ainda hoje

postado em 21/10/2014 18:51
Washington - O dissidente vietnamita Nguyen Van Hai, cujo caso foi citado pelo presidente americano, Barack Obama, está livre e segue para os Estados Unidos, informou um funcionário nesta terça-feira (21/10). Nguyen Van Hai, um dos principais blogueiros do Vietnã, optou por morar nos Estados Unidos e deve chegar ao país ainda hoje, disse a porta-voz do departamento de Estado Marie Harf.

Hai, também conhecido por Dieu Cay, foi condenado a 12 anos de prisão em setembro de 2012, acusado de "propaganda contra o Estado". "Nos congratulamos pela decisão das autoridades vietnamitas de libertar este prisioneiro de consciência", disse Harf à imprensa. "Ele decidiu viajar aos Estados Unidos após ser libertado e chegará na terça-feira, dia 21 de outubro. Isto é, hoje".



Em maio de 2012, Obama afirmou que o mundo não deveria "esquecer o blogueiro Dieu Cay, cuja prisão em 2008 coincidiu com uma onda de detenções de jornalistas no Vietnã". Hai, que realizou duas greves de fome para protestar contra sua prisão, foi detido em setembro de 2008, inicialmente por sonegação fiscal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação