Mundo

Israel prende sete pescadores palestinos ao norte da costa de Gaza

Uma porta-voz militar afirmou que as tropas deram tiros de advertência que foram ignorados pelos detidos

Agência France-Presse
postado em 22/10/2014 10:15
Gaza - A Marinha israelense prendeu nesta quarta-feira (22/10) sete pescadores palestinos ao norte da costa de Gaza, acusados de ultrapassar os limites autorizados.

Os pescadores, todos da mesma família, foram vistos em Sudania, uma área costeira ao norte da cidade de Gaza, informou à AFP o presidente do sindicato de pescadores da Faixa, Nizar Ayash.

O exército israelense confirmou a detenção dos sete homens em dois barcos que estariam além das seis milhas náuticas (11 km) de distância impostas por Tel Aviv aos palestinos.

Uma porta-voz militar afirmou que as tropas deram tiros de advertência que foram ignorados pelos detidos. Depois, os militares usaram balas de borracha contra os barcos e um pescador ficou levemente ferido. Todos foram levados para interrogatórios.

Os 4 mil pescadores de Gaza vivem submetidos, assim como o território, ao bloqueio decretado por Israel em nome da segurança de seu território.



Segundo os termos da trégua assinada em 26 de agosto para acabar com 50 dias de guerra na Faixa, os pescadores de Gaza não podem trabalhar a mais de seis milhas náuticas da costa.

Os palestinos acusam Israel de violação do acordo em pelo menos oito oportunidades, com a detenção de pescadores e tiros diários dentro das linhas impostas por Tel Aviv.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação