Mundo

EUA pedem à Alemanha ação pró-crescimento em reunião na capital americana

O secretário americano insistiu na mensagem martelada há meses por Washington, segundo a qual os países com "alto superávit" fiscal devem intervir "de maneira significativa" para contribuir para o crescimento global

Agência France-Presse
postado em 22/10/2014 18:49
Washington - O secretário do Tesouro americano, Jack Lew, pediu ao ministro alemão da Economia, Sigmar Gabriel, nesta quarta-feira (22/10), ações de estímulo à demanda interna nesse país europeu. Na reunião realizada na sede do Tesouro, em Washington, Lew e Gabriel conversaram sobre a desaceleração do crescimento mundial, sobretudo, na zona do euro.

Lew destacou, especialmente, "a importância de se aumentar o investimento público" e "pediu à Alemanha e aos funcionários europeus que promovam a demanda interna, por meio de uma combinação adequada de políticas monetárias e fiscais, assim como de reformas estruturais".

O secretário americano insistiu na mensagem martelada há meses por Washington, segundo a qual os países com "alto superávit" fiscal devem intervir "de maneira significativa" para contribuir para o crescimento global - de acordo com o último informe semestral sobre os tipos de câmbio publicado pelos Estados Unidos.



Em meados de outubro, em Berlim, o ministro alemão já havia rejeitado os pedidos por mais investimento público, alegando que "gerar dívida na Alemanha não levará a um crescimento na Itália, na França, na Espanha, ou na Grécia".

Em Washington, os dois ministros também trataram da situação na Ucrânia. Ambos reiteraram que consideram necessária uma frente unida entre Estados Unidos e União Europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação