Mundo

Ataque contra micro-ônibus mata oito xiitas no sudeste do Paquistão

O ataque aconteceu nas proximidades de um mercado de frutas e verduras no subúrbio da cidade, a capital da conturbada província do Baluquistão

Agência France-Presse
postado em 23/10/2014 07:46
Quetta - Dois homens abriram fogo nesta quinta-feira contra um micro-ônibus no qual viajavam muçulmanos xiitas de Quetta, sudoeste do Paquistão, e mataram oito passageiros, no mais recente episódio de violência sectária, pouco dias antes do mês sagrado de Muharram.

O ataque aconteceu nas proximidades de um mercado de frutas e verduras no subúrbio da cidade, a capital da conturbada província do Baluquistão.

"Pelo menos nove xiitas estavam no veículo quando dois homens abriram fogo com armas automáticas. Oito pessoas morreram e uma ficou ferida", afirmou o policial Imran Qureshi.

Os criminosos conseguiram fugir, segundo o oficial. A província do Baluquistão é cenário frequente de ataques de grupos sunitas radicais contra a minoria xiita, que representa quase 20% da população do Paquistão.



Nos últimos dois anos, quase 1.000 xiitas morreram em atos violentos, em particular entre a etnia hazara, de traços asiáticos, mais fáceis de identificar pelos extremistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação