Mundo

Ataque de grupos armados na República Centro-Africana deixa 30 mortos

Dezenas de pessoas também ficaram feridas

Agência France-Presse
postado em 23/10/2014 08:38
Homens muçulmanos xiitas da etnia hazara lamentam morte de parentes ao lado dos caixões

Bangui
- Pelo menos 30 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas entre terça-feira e quarta-feira em um ataque de homens armados contra um vilarejo da República Centro-Africana, informou uma fonte da Missão da ONU (MINUSCA) no país.

"Um grupo de indivíduos armados descritos pelos habitantes como (de etnia) peul ou ex-Seleka (rebelião de maioria muçulmana) atacou a localidade de Yamalleh (...) provocando pelo menos 30 mortos e dezenas de feridos", afirmou a fonte.

"Os agressores incendiaram e saquearam casas", completou. "Este balanço ainda é provisório, porque a maioria dos homens armados continuaram com as agressões em localidades próximas".

Na cidade de Bambarim, que também fica na região de Bakala, centenas de pessoas com medo fugiram para acampamentos de desabrigados.

Na semana passada pelo menos sete pessoas morreram em incidentes provocados por ex-membros da Seleka ou pelos antibalaka (uma milícia de maioria cristã), segundo a polícia de Bambari.



A República Centro-Africana, ex-colônia francesa com uma história marcada por rebeliões e golpes de Estado, vive uma situação caótica desde 2013, quando a rebelião Seleka tomou o poder, que se viu obrigado a abandonar em janeiro de 2014.

Os confrontos prosseguiram e os antibalaka cometeram muitas atrocidades contra a população civil, sobretudo contra os muçulmanos que foram obrigados a abandonar Bangui.

Apesar da perda do poder, a Seleka continua sendo muito influente na região de Bambari e no nordeste do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação