Mundo

Criminoso de guerra condenado a noventa anos de prisão morre em Bangladesh

Durante a guerra, Ghulam Azam foi o líder do Jamaat-e-Islami, o maior partido islamita do país

Agência France-Presse
postado em 23/10/2014 19:04
Dacca - O criminoso de guerra Ghulam Azam, condenado a noventa anos de prisão em Bangladesh por diversas atrocidades cometidas durante a guerra de independência do país em 1971, faleceu nesta quinta-feira (23/10) aos 91 anos. Azam apresentava problemas de saúde já há algum tempo, explicou seu filho à AFP, e morreu em consequência de um ataque cardíaco enquanto estava internado sob custódia em um hospital da capital do país, Dacca.



Durante a guerra, Ghulam Azam foi o líder do Jamaat-e-Islami, o maior partido islamita do país. O tribunal especial que o condenou por crimes contra a Humanidade o considera "arquiteto" do massacre de centenas de intelectuais durante a guerra contra o Paquistão, em 1971, cometido pelas milícias pró-paquistanesas de Bangladesh. Embora os promotores tenham pedido a pena de morte durante o julgamento, seu partido sempre acusou o governo de ter criado esse tribunal por motivos políticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação