Mundo

Comunidade muçulmana teme reação de canadenses ao tiroteio de Ottawa

"A situação me deixa muito triste. Espero não mudar muito. Nossa segurança está em causa, tanto quanto nossa liberdade", disse o imã Sikander Hashmi, da Associação Muçulmana Kanata

postado em 23/10/2014 20:18
A comunidade muçulmana residente no Canadá está preocupada com a reação da população a dois episódios desta semana e que vitimaram dois militares canadenses. Em declarações à emissora pública canadense CBC, um líder religioso muçulmano de Ottawa disse "temer que o incidente possa mudar a cidade e a atitude dos canadenses".

"A situação me deixa muito triste. Espero não mudar muito. Nossa segurança está em causa, tanto quanto nossa liberdade", disse o imã Sikander Hashmi, da Associação Muçulmana Kanata.


O Canadá está de luto depois que o cabo Nathan Cirillo, 24 anos, natural de Hamilton, em Ontário, foi morto a tiro na quarta-feira (22), no Memorial Nacional de Guerra. Ele prestava honras militares ao monumento, localizado ao lado da sede do Parlamento.

Recentemente covertido ao islamismo, o atirador foi identificado como Michael Zehaf Bibeau, de 32 anos. Depois dos tiros, ele fugiu para o interior do Parlamento, onde foi morto pelo sargento Kevin Vickers.

O ataque ocorreu durante reunião entre deputados federais e o primeiro-ministro Stephen Harper e a apenas dois dias após dois soldados canadenses terem sido atropelados - um deles mortalmente - em Quebek. O autor do atropelamento foi um homem ligado a extremistas islâmicos.

O Canadá tem 35 milhões de habitantes. Conforme censo realizado em 2011, vivem no país pouco mais de 1 milhão de muçulmanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação