Mundo

Curdos aceitam 1,3 mil homens do Exército Sírio Livre para Kobane

Recep Tayyip Erdogan afirmou que o caminhão por onde eles passarão está em negociação

Agência France-Presse
postado em 24/10/2014 09:41
Os combatentes curdos que defendem a cidade síria de Kobane frente aos jihadistas aceitaram a ajuda de 1,3 mil efetivos do Exército Sírio Livre (ESL), afirmou nesta sexta-feira o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na Estônia. "O PYD (Partido de União Democrática, o principal partido curdo sírio) aceitou o reforço de 1.300 homens do ESL e estão negociando o caminho pelo qual passarão", afirmou Erdogan durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega estoniano Toomas Hendrik Ilves.

O chefe do Estado turco também informou que, em última análise, apenas 150 combatentes curdos iraquianos, os peshmergas, devem juntar-se às forças em Kobané (Ain al-Arab, em árabe) através do território turco. "Acabo de ser informado que o número de peshmergas foi reduzido para 150", disse.

[SAIBAMAIS]As autoridades turcas anunciaram na segunda-feira que permitiram a passagem através do seu território de reforços peshmergas iraquianos para Kobane, cidade localizada a poucos quilômetros da fronteira com a Turquia. "Como vocês sabem, nós concordamos em nossas discussões com (o presidente americano Barack) Obama para que o ESL seja a nossa primeira escolha (para reforços em Kobane) e os peshmergas em segundo", explicou Erdogan.


Ao contrário dos Estados Unidos, o governo islâmico-conservador da Turquia se opôs a qualquer tipo de assistência direta aos combatentes das Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), o braço armado do PYD que está na linha de frente na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) .

Erdogan acusa o PYD de ser um movimento "terrorista" irmão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), o movimento curdo turco que coordena desde 1984 uma rebelião que deixou mais de 40 milmortos.

Já a Turquia manifestou a sua disponibilidade de fornecer ajuda militar e formação aos combatentes do ESL, próximos da oposição moderada ao presidente sírio Bashar al-Assad, inimigo de Ancara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação