Mundo

Embaixadas na Turquia entram em alerta com cartas com pó suspeito

Funcionários da Agência Turca de Gestão de Emergências entraram nos consulados alemão e belga para realizar operações de descontaminação

Agência France-Presse
postado em 24/10/2014 12:07
A equipe de segurança precisou vestir máscaras de gás e roupas de proteção contra riscos químicos
A Turquia está em alerta com o envio de cartas com um pó suspeito aos consulados em Istambul do Canadá, Bélgica e Alemanha, três países da coalizão antijihadista em ação na Síria e Iraque. Um funcionário do consulado canadense foi exposto diretamente à substância, de cor amarela, que está sendo analisada, informou a Agência Turca de Gestão de Emergências (AFAD).

Funcionários da AFAD com máscaras de gás e roupas de proteção contra riscos químicos entraram nos consulados alemão e belga para realizar operações de descontaminação.

[SAIBAMAIS]As autoridades investigam os envios e os três consulados foram fechados ao público e colocados sob vigilância policial. As autoridades turcas não divulgaram nenhuma informação sobre as pessoas que enviaram os envelopes. Vários países ocidentais estão reforçando as medidas de segurança ante eventuais ameaças dos grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que controla grandes faixas de território na Síria e no Iraque.


Na quarta-feira, um canadense de 32 anos suspeito de desejar entrar para o grupo radical matou um soldado em Ottawa antes de entrar no Parlamento, onde foi morto por um guarda. Um dia depois, em Nova York, um homem com ideias islamitas "extremistas" atacou com um machado quatro policiais e feriu dois agentes, antes de ser morto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação